Altifalantes
Um altifalante funciona basicamente da maneira inversa de um microfone. É um tipo de transdutor que recebe o sinal elétrico e o converte em vibrações físicas, criando uma variação na pressão no ar à sua volta e consequentemente dando origem às ondas sonoras.
O principal componente do altifalante é o seu conjunto magnético, ou seja, o ímã permanente e a bobina móvel (que produzirá um campo magnético à medida que for percorrida por corrente). Entre estes dois componentes existe um espaço livre, denominado entreferro, com permeabilidade magnética equivalente a do ar.
Funcionamento
O processo acontece da seguinte maneira, a bobina móvel é imersa no campo magnético do ímã permanente e, à medida que se aplica uma corrente alternada nos seus terminais, é gerada também uma densidade de fluxo magnético pela bobina. A interação entre estes dois campos magnéticos faz com que a bobina móvel se desloque num determinado sentido. Como estamos a lidar com corrente alternada, o sentido do campo magnético gerado pela bobina varia de acordo com a variação do sentido da corrente, fazendo com que ora tenhamos uma força resultante para fora e ora uma resultante para dentro.
A grandeza física que estabelece esta resultante é a Força de Lorentz. A mudança de direção da força gerada dá origem ao movimento da bobina móvel e, consequentemente, da centragem e do cone, ocasionando também a movimentação do ar na mesma frequência e gerando a onda sonora. Toda esta análise pode ser esquematizada pela figura acima.