Carregamento de carros
A recarga por indução não é nova. Há vários anos que é utilizada em pequenos eletrodomésticos como as máquinas de barbear ou as escovas de dentes elétricas. Contudo, a passagem para os automóveis elétricos não é assim tão fácil.O sistema de carga funciona através da transmissão de electricidade por indução, bastando o veículo em causa ser equipado com uma placa de receção. Esta permite ao veículo iniciar o processo de carregamento assim que estaciona em cima da placa emissora, sem necessidade de intervenção do condutor.
Quando o veículo é estacionado sobre o bloco que compõe o carregador, as bobinas magnéticas são acionadas e alinham-se a um adaptador que fica dentro do carro elétrico. Ao captar esse alinhamento, a torre posicionada ao lado do bloco cria nele um forte campo magnético que induz a geração de uma corrente que flui do bloco para o adaptador e carrega a bateria do carro.
O único problema é que o processo de indução tem, no máximo, 80% de eficiência, ou seja, 20% da energia gerada – e paga – se perde.